Cerveja Tre Fontane Tripel
- mosaic
- 10 de set. de 2020
- 1 min de leitura

Tre Fontane Tripel (2018)
A italiana Tre Fontane é uma das 11 cervejarias do rol das autorizadas a usar o selo de autenticidade trapista, juntamente com as belgas Westmalle, Orval, Westvleteren, Achel, Chimay e Rochefort, a austríaca Stift Engelszell, a holandesa La Trappe e a americana Spencer.
As Cervejas trapistas são cervejas feitas de acordo com as premissas religiosas dos monges, ou seja, não é um estilo, mas sim uma experiência feita seguindo alguns rituais e processos validados por um selo de autenticidade. A sua proposta é de filantropia, portanto, todo o dinheiro arrecadado que não for usado para manutenção do mosteiro, é destinado a caridade.
As cervejas são produzidas na abadia católica de Roma apontada como local onde São Paulo foi decapitado por ordem do imperador Nero no ano de 67 d.C. Segundo a tradição, a cabeça do Santo, ao ser cortada, saltou e atingiu a Terra em três lugares, dos quais surgiram três fontes (Tre Fontaine).
A Tre Fontane Tripel é feita com eucaliptos plantados pelos monges da Ordem Trapista de Roma para combater um surto de malária em 1870 e cultivado na abadia desde então. Possui 8,5% de teor alcóolico e coloração dourada e sabor frutado com notas de eucalipto.
A cerveja é vendida apenas na abadia, em alguns restaurantes da região de Roma, e poucos lugares fora de Roma, como o MOSAIC em Brasília.
Uma experiência. Mais do que uma excelente cerveja, tem história para contar e tradição.
Comments